perguntas frequentes

O QUE É A ATIVIDADE DE DESPACHANTE?

A atividade de Despachante, a qual compreende a espécie de Despachante de Veículos, não é uma profissão regulamentada. Projeto de Lei que a regulamenta ainda está em trâmite no Senado Federal.

Apesar disso, o Estado de Minas Gerais estabeleceu através do artigo 2º da  Lei nº 18.037/2009 que:

 

 Despachante Documentalista é a pessoa física que representa o cliente, mediante sua anuência e independentemente de mandato, perante os órgãos públicos, nos atos de, entre outros:

I - trâmite de documentos de veículos automotores, impostos sobre a propriedade desses veículos, taxas, multas e emolumentos incidentes sobre serviço de trânsito e transporte;

II - revalidação de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação - CNH -;

III - obtenção de atestados de qualquer natureza; e

IV - obtenção de documentos e certidões em órgãos públicos estaduais.

Assim, basta que uma pessoa confie numa outra para que ela seja incumbida da atividade de Despachante, concedendo-lhe poderes para desempenho de sua representação perante os órgãos públicos. 

A atividade de Despachante Documentalista faz parte da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO disponibilizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e diz que os trabalhadores autônomos podem atuar sem qualquer supervisão, especialmente, representando o seu cliente junto a órgãos e entidades competentes.

De um modo geral, basta o ensino médio completo para iniciar o trabalho no ramo.

 

E para se associar a DESPMINAS você OBRIGATORIAMENTE tem que ter bons antecedentes criminais, participar de exame de certificação organizado pela Associação, empresa ou entidade de reconhecida capacidade técnica OU  comprovar a atuação profissional como Despachante Documentalista por prazo não inferior a 1 (um) ano. Você será contratado por terceiros para trabalhar perante os órgãos públicos. Não ganhará salário fixo e trabalhará por conta própria. Receberá de acordo com os serviços que prestar.

Portanto, a atividade de Despachante não exige maiores capacitação ou competência para seu desempenho. Não se pode, inclusive, fazer exigência de inscrição em Conselho. 

COMO POSSO SER DESPACHANTE?

A mesma Lei nº 18.037/2009 determina que o Estado manterá cadastro de Entidades Representativas dos Despachantes e somente reconhecerá aquele associado a uma entidade cadastrada na forma da lei:

Art. 1º O Estado manterá cadastro de entidades representativas dos despachantes, constituídas na forma da lei.

§ 2º Somente será reconhecido pelo Estado o despachante associado a entidade cadastrada na forma desta lei.

A DESPMINAS - Associação dos Despachantes de Minas Gerais, CNPJ nº 28.195.700/0001-06, é uma Entidade Representativa dos Despachantes junto ao DETRAN/MG.

PARA VOCÊ TER CERTEZA QUE SOMOS UMA ASSOCIAÇÃO SÉRIA E LEGALIZADA,

BAIXE AQUI O OFÍCIO DO DETRAN/MG QUE NOS CREDENCIOU COMO ENTIDADE REPRESENTATIVA DOS DESPACHANTES EM MINAS GERAIS.

E mesmo que você não tenha experiência na profissão, você pode se tornar um Despachante de Veículos. É isso mesmo! Basta participar de exame de certificação organizado pela Associação, empresa ou entidade de reconhecida capacidade técnicas. Estude nossa apostila, faça a prova, passe no exame, obtenha o Certificado e ao final, se se sentir capacitado, se associe a DESPMINAS. Então você poderá trabalhar REGULARMENTE em qualquer cidade do Estado de Minas Gerais, porque estará filiado a nossa Entidade Representativa dos Despachantes.

Partimos de uma premissa diferente das demais Associações e Entidades Representativas  dos Despachantes de Minas Gerais. Queremos mais e mais pessoas capacitadas atuando regularmente no Estado de Minas Gerais, fomentando a profissão. Ainda, através do nosso grupo dos Associados no Telegram, tiramos suas dúvidas práticas e teóricas no dia a dia. Contamos ainda com apostila, modelos de documentos, vídeos aulas, enfim, métodos de capacitação que serão implementados pela DESPMINAS ao longo do tempo.

Portanto, para ser Despachante de Veículos, basta você ter bons antecedentes criminais, participar de exame de certificação organizado pela Associação, empresa ou entidade de reconhecida capacidade técnica OU comprovar a atuação profissional como Despachante Documentalista por prazo não inferior a 1 (um) ano. Nós te daremos suporte nas suas atividades do dia a dia e você poderá atuar em qualquer cidade de Minas Gerais.

 
 
 

o que preciso para trabalhar como despachante?

Para trabalhar como Despachante você não vai precisar de muita coisa além de se associar a DESPMINAS. O mais importante são algumas habilidades pessoais, como respeito, honradez, bom tratamento ao público, e, principalmente, agilidade na soluções dos processos. As normas e funcionamento dos serviços do DETRAN/MG estão dispostos em seu site de maneira bem clara e didática para cada serviço, com explicação de cada item e outros detalhes.

 

Outra vantagem de se trabalhar com serviços de Despachante é o fato de precisar de uma estrutura muito pequena, visto que a sustentação da atividade está baseada na confiança que a pessoa depositará em você, bem como na sua relação com os órgãos públicos.

Portanto, você vai precisar de um estabelecimento com poucos metros quadrados, preferencialmente próximo a Delegacia de Trânsito / CIRETRAN de sua cidade, em local movimentado. Os equipamentos para estruturar sua prestação de serviços são simples e fáceis de serem encontrados, bastando, principalmente, de um computador com acesso à internet e impressora.

Para o escritório, você deve adquirir uma mesa e cadeira para você, duas cadeiras para seus clientes, inicialmente um armário de arquivo e telefone. Para a área de recepção dos clientes, é preciso um balcão ou uma mesa com cadeira, ou, quem sabe, sofá para as pessoas aguardarem confortavelmente o atendimento. Você deverá obter um alvará de funcionamento na Prefeitura de sua cidade, inscrito como profissional autônomo.

Logo, o investimento inicial é muito baixo e a possibilidade de ganhar dinheiro e ter uma profissão honesta, regular e digna é alta.

Seja patrão! Se dê uma nova oportunidade!

Acredite em você! Nós acreditamos!

PORQUE TRABALHAR COMO DESPACHANTE?

É bem verdade que quase todos os serviços do Despachante estão disponíveis no site do DETRAN/MGAtualmente, qualquer pessoa pode fazê-los sem a necessidade de um Despachante. Ocorre, porém, que muitas pessoas querem fugir da burocracia, não querem perder tempo em filas, correr o risco de fazer algum procedimento errado, enfim, querem sua documentação com garantia e no menor tempo possível.

É justamente aí que o negócio de Despachante de Veículos se encaixa, sendo uma verdadeira “mão na roda” para as pessoas que precisam realizar determinados serviços com agilidade e segurança, com o menor desgaste possível. 

Os Despachantes são os profissionais responsáveis por intermediar as relações entre as pessoas físicas e jurídicas junto aos órgãos públicos.

Este serviço permite que as pessoas se despreocupem quanto à regularização de documentos e gastem energia em outras atividades. É uma área de atuação bastante promissora, pois, nos dias atuais, ninguém tem tempo a perder, o que gera uma grande demanda e bons lucros financeiros a partir de um pequeno investimento.

Outro ponto a ser destacado sobre os serviços de Despachante é a baixa quantidade de profissionais nas diversas cidades de nosso Estado de Minas Gerais. O que ocorreu ao longo do tempo é que houve uma certa "reserva de mercado" pelos profissionais e algumas entidades já atuantes. Evitou-se a concorrência. Dessa forma, não existem muitos Despachantes por aí, o que pode facilitar a estabilidade nesse ramo de atuação.

Lembre-se: ter uma baixa concorrência pode ser ótimo indicativo de que suas chances de se manter no mercado são altas, desde que o seu serviço tenha uma boa qualidade e eficiência, é claro. Vai depender unicamente de você!

qual a vantagem e quais as condições para me associar a despminas?

 

Associando-se a DESPMINAS você poderá trabalhar REGULARMENTE como Despachante de Veículos em qualquer cidade do Estado de Minas Gerais.

É isso mesmo! Você poderá atuar como Despachante de Veículos na Delegacia / CIRETRAN de sua cidade!

Para se associar a DESPMINAS como Associado Profissional e trabalhar como Despachante de Veículos, você deve preencher o Requerimento de Admissão e nos enviar os seguintes documentos:

1) RG e CPF ou CNH;

2) Comprovante de residência atualizado;

3) Foto 3 x 4 recente;

4) Comprovante de pagamento da Taxa de Adesão;
5) Comprovante de bons antecedentes criminais no arquivo digital original expedido pela Polícia Civil;

6) Comprovante de atuação profissional por prazo não inferior a 1 (um) ano ou Certificado de exame organizado pela Associação, empresa ou entidade de reconhecida capacidade técnica.

Você precisa ainda atuar profissionalmente como Despachante e pagar a Taxa de Adesão e Anuidades.*

Veja o que diz o artigo 11 de nosso Estatuto: 

 

Art. 11 É Associado Profissional a pessoa física que, comprovando ter bons antecedentes criminais mediante Atestado de Antecedentes expedido pela Polícia Civil pelo Estado da Federação que expediu o RG, comprove a atuação profissional como Despachante Documentalista por prazo não inferior a 1 (um) ano ou que tenha participado de exame de certificação organizado pela Associação, empresa ou entidade de reconhecida capacidade técnica. É necessário ainda que o Associado venha a atuar profissionalmente e que pague a Taxa de Adesão e Anuidades.

Efetue o pagamento da Taxa de Adesão no valor de

R$ 300,00 através de depósito na seguinte Conta Bancária:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agência nº 0121

Operação nº 003

Conta Corrente nº 5213-5

CNPJ nº 28.195.700/0001-06

Titular: DESPMINAS

ou

SICOOB
Agência nº 4329
Conta Corrente nº 19310013
CNPJ nº 28.195.700/0001-06
Titular: DESPMINAS

Ou então, pague À VISTA através de Boleto ou PARCELADAMENTE no Cartão de Crédito (com acréscimo por transação), no valor total de R$ 318,00 (excluídos os juros cobrados pelo parcelamento no Cartão de Crédito):

 

 

ATENÇÃO: USE SOMENTE O BOTÃO ACIMA PARA PAGAR A TAXA DE ADESÃO OU ENTÃO FAÇA DEPÓSITO EM CONTA.

 

RECEBEMOS A NOTÍCIA QUE ESTELIONATÁRIOS ESTÃO FALSIFICANDO BOLETOS EM NOME DA ASSOCIAÇÃO.

 

NÃO NOS RESPONSABILIZAREMOS

POR EVENTUAIS GOLPES DE TERCEIROS, QUE USEM INDEVIDAMENTE O NOME DA

DESPMINAS PARA FINS ILÍCITOS.

O valor da Taxa de Adesão é devido uma única vez e após a cada um ano você deve recolher a anuidade da DESPMINAS, no mesmo valor de R$ 300,00, acrescida da correção pela inflação do período.

Se a sua associação for aprovada, além do comprovante de seu cadastro no SICD - Sistema de Cadastro de Despachante junto ao DETRAN/MG, você receberá o Documento de Identificação Funcional e um Diploma de Associado Profissional da DESPMINAS. 

Associação sem fins lucrativos
para a formação e defesa dos
Despachantes Documentalistas
  • Facebook Social Icon
Central de Relacionamento:
Atendimento exclusivo via WhatsApp:
       (35) 3622-5370
Serviço de Defesa do Consumidor e/ou do Despachante:
Ouvidoria

DESPMINAS - ASSOCIAÇÃO DOS DESPACHANTES DE MINAS GERAIS

CNPJ 28.195.700/0001-06 - Avenida Cesário Alvim, nº 220 - Bairro Varginha - Itajubá-MG - CEP 37501-059